Tecnologias assistivas

Autonomia da pesquisa universitária ajudando a aumentar a autonomia de pessoas com limitação funcional ou com deficiência.

O último censo nacional apontou que 6,7% dos brasileiros possuem alguma deficiência e que 19,2% possuem alguma limitação funcional, mostrando que 23,9% da população possui algum tipo de limitação. A atual infraestrutura das cidades e residências ainda ignora essa porcentagem, colocando essas pessoas em situações de dificuldade cotidiana e baixa inserção social. Tendo em vista esse cenário, a Tecnologia Assistiva é uma área essencial para melhorar a inclusão e autonomia dessa população. Neste vídeo você vai conhecer o que são dispositivos de tecnologia assistiva e como a universidade pública colabora para este tema.

O documentário Tecnologias Assistivas conta como a Universidade Pública é capaz de colaborar para um tema tão sensível e urgente como a inclusão de pessoas com deficiência em uma sociedade não preparada para isso. O estudo e a desenvolvimento de dispositivos de Tecnologia Assistiva, algumas vezes por aqueles que possuem a deficiência, é um caminho para oferecer possibilidades a essa parcela significativa da população brasileira com alguma deficiência ou limitação funcional.

6º episódio da série Unifesp 25 anos: Universidade Pública, Conhecimento Público

Tecnologias assistivas (documentário principal)

saiba mais: A “incorporação” de uma prótese

saiba mais: Ampliando o acesso

Produção para a Universidade Federal de São Paulo.

Patrocínio: AFIP — Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa.

com a participação de:

créditos:

coordenação da série:

músicas:

imagens adicionais:

referências: