Peripécias na ciência: a literatura de Carolina de Jesus

[Veja  como foi: http://bit.ly/peripecias-1114 (link para o Facebook)]

A escritora afro-mineira Carolina Maria de Jesus é o tema da palestra da profa. Elena Pajaro Peres, doutora em História Social e pós-doutora em Literatura pelo Instituto de Estudos Brasileiros, ambos pela USP, no último encontro de 2017 do ciclo Peripécias na Ciência. A palestra acontece dia 14 de novembro e enfoca aspectos apresentados no filme “Poética da Diáspora” e investigados pela professora Elena na pesquisa “Escrita Proibida. Expressão Romântica e Diáspora Africana nos manuscritos de Carolina Maria de Jesus”, com financiamento FAPESP.

Carolina viveu por mais de uma década na favela do Canindé, em São Paulo, onde escreveu o diário “Quarto de Despejo”, publicado em 1960. Além desse e outros livros, Carolina deixou dezenas de cadernos manuscritos, muitos ainda inéditos.

Peripécias na Ciência é uma iniciativa da Peripécia Filmes, a partir de seu repertório de mais de 70 produções sobre ciência e tecnologia realizadas entre 2014 e 2016. O evento no Tubaína exibe vários desses trabalhos, com destaque para o filme “Poética da Diáspora”, produzido para a Revista Pesquisa Fapesp.

Confira aqui a programação completa. O primeiro encontro aconteceu em 15/08, sobre restauração florestal; depois, química, nanotecnologia e design, em 18/09; levitação por ultrassom, em 16/10; e este último encontro do ano, sobre literatura.

Confirme sua presença no evento publicado no Facebook. Aproveite e curta a página da Peripécia!

ENTRADA GRATUITA E LIVRE

A entrada é gratuita e não há inscrições. Vagas limitadas. O local é um bar; menores de idade só podem entrar sob a tutela de um adulto. Cada um arca com seu consumo. Caso queira reservar seu lugar, entre em contato diretamente com o Tubaína, pelo fone abaixo.

ONDE

Tubaína Bar, r. Haddock Lobo, 74, São Paulo/SP (região de Cerqueira César), das 19h às 22h; a palestra começa às 20h. Reservas: (11) 3129-4930